Com o compromisso de valorizar as servidoras e promover as políticas públicas em prol das mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e comunidade negra, indígena e imigrantes, Rosicler Quartieri foi empossada na Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto. A cerimônia aconteceu na sede da secretaria, na manhã desta segunda-feira, 10/2.
No discurso de posse, a secretária forneceu números e lembrou a situação de invisibilidade que atinge o público acolhido pela secretaria. “O Brasil registrou em 2024 mais de 5 mil processos criminais por racismo e injúria racial, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, e 57% das vítimas desses crimes são mulheres. Para atendê-las, assim como para acolher as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que chegam aqui machucadas, física e psicologicamente, as servidoras precisam muitas vezes silenciar as próprias dores e se dedicar a esse material humano sensível”, afirmou Rosicler. Mais de 90% do efetivo da pasta é composto por mulheres.
O prefeito Coronel Fábio Candido citou programas que desenvolveu enquanto comandante na Polícia Militar, como o 2ª Força, destinado a trabalhar questões emocionais e aulas de defesa pessoal para mulheres, assim como a implementação do programa Smart Rio Preto(leia texto abaixo), ferramenta que usa reconhecimento facial para aumentar a eficiência no combate à criminalidade. “Vamos fortalecer o trabalho da Secretaria e, a partir do nosso escritório em Brasília, apresentar projetos para buscar fundos e recursos em órgãos como Banco Mundial, Banco Interamericano, entre outros.”
Além de familiares e servidoras e servidores da pasta, acompanharam a cerimônia, o deputado estadual Valdomiro Lopes; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Josiane de Córdova Candido, os secretários municipais Amália Paci (Comunicação Social); David Marcelino Cardozo (Distrito de Schmitt); Dinho Alahmar (Governo); Frederico Duarte (Procuradoria-Geral); Frederico Izidoro (Assistência Social); Robson Vicente (Cultura); Sandra Reis (Habitação) e Tamires Afonso (Bem-estar Animal); o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Boaventura e os vereadores Luciano Julião (presidente da Câmara); Abner Tofanelli; Dr. Tedeschi; Márcia Caldas e Alex de Carvalho. Também prestigiaram o evento representantes do Judiciário, Polícia Civil, Ibilce/Unesp, conselhos municipais e entidades e grupos parceiros.
Rosicler Quartieri é graduada em Letras/Francês pela UNESP e em Pedagogia pela UNIUBE, com pós-graduação em Estudos Linguísticos (UNESP) e em Linguística Forense (Universidade do Porto, em Portugal). Com mais de 24 anos de experiência na educação, atuou como professora efetiva de Língua Portuguesa na rede pública de 2000 a 2022 e, em 2023 e 2024, exerceu a função de vice-diretora na rede estadual, contribuindo para a gestão escolar e o aprimoramento do ensino, sempre em defesa do fortalecimento e valorização da educação.
Na rede privada de ensino, de 2000 a 2016, foi professora de gramática e redação no Ensino Médio no Colégio Adventista de Rio Preto; de 2003 a 2016, na COOPEC – Cooperativa Educacional de Ensino “Albert Sabin”, como professora de redação no Ensino Médio; de 2008 a 2012, fez parte do corpo docente do Colégio Anglo de José Bonifácio, como professora de redação no Ensino Médio. Entre os anos de 2016 a 2020, foi professora de gramática e redação do Colégio Santa Tereza, em São José do Rio Preto e, de 2013 a 2020, professora de interpretação textual no Ensino Médio do Colégio London. Desde 2017, é professora de interpretação de textos e redação na EPC Concursos. Filha de Dinaile e Benedito Marcolino, é casada com o advogado José Roberto Quartieri, mãe de duas filhas, Isadora e Helena.